A proposta do Blog e os desafios para o ensino da Geografia Escolar atual


Ao pensar a educação brasileira, muitas questões precisam ser amplamente discutidas, repensadas e, como resultado disso, se tornarem objeto de luta pela qualidade da educação. Temos de repensar a estrutura social e a expressiva desigualdade que se desdobram dentro do espaço escolar, discutir a formação docente inicial e continuada que ainda precisam caminhar muito afim de conseguir suprir as verdadeiras demandas da Educação Básica Brasileira, especialmente a falta de interesse por parte dos estudantes e, por fim, lutar contra as atuais condições de infraestrutura e do trabalho docente que são cada vez mais precarizadas.  Refletir sobre esse panorama nos faz pensar em quão importante é o uso de novas metodologias de ensino, sobretudo, no ensino de geografia que é o foco desse blog.
Pensando nesses e em outros desafios inerentes ao trabalho docente, o curso de Licenciatura em Geografia da UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia) reestruturou o seu currículo com o intuito de propiciar aos futuros professores uma formação que os auxilia a lidar com as dificuldades mais comuns na Educação Básica pública no Brasil. Com isso, existem disciplinas optativas no currículo voltadas as discussões mais relevantes dentro das temáticas educacionais e, mais especificamente, no ensino de geografia. Também há disciplinas obrigatórias de práticas escolares divididas em temáticas que abordam a importância das metodologias no ensino da geografia, onde os estudantes poderão ir ao espaço escolar fazerem observações e, também, divididas em componentes curriculares que propiciam aos licenciandos a oportunidade de analisar e produzir materiais didáticos para a Educação Básica.
Dentro da estruturação supracitada, o Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão em Geografia Escolar (LEPEGEO), tem como principal objetivo disponibilizar um espaço para o desenvolvimento dessas atividades, especialmente as atividades práticas de análise e produção de materiais didáticos e as demais atividades que envolvem os licenciandos em geografia como, por exemplo, as atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), PET (Programa de Educação Tutorial) e PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).
Defendemos que uma formação que possibilite uma ampla e profunda discussão sobre metodologias de ensino e uma análise crítica e a produção de novos materiais didáticos pode ser de grande auxílio aos professores no enfrentamento da indisciplina em sala de aula. Também acreditamos que essa formação, aliada a formação continuada, possa trazer ao professor uma maior possibilidade na criação de diálogos e discussões geográficas que, aliadas a experiência vivida dos estudantes, possam contribuir para que a geografia se torne ainda mais próxima, visível e palpável a todos.

Assim, por meio deste blog, buscaremos tornar público algumas dessas atividades que temos desenvolvido no oeste baiano e que, com isso, outros professores e possamos ter um intercâmbio de experiências. Também iremos disponibilizar livros gratuitamente em formato pdf, publicizar os mais importantes eventos e outras informações/conteúdos que forem relevantes para a ciência geográfica.


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