Ao pensar a educação brasileira, muitas questões precisam
ser amplamente discutidas, repensadas e, como resultado disso, se tornarem
objeto de luta pela qualidade da educação. Temos de repensar a estrutura social
e a expressiva desigualdade que se desdobram dentro do espaço escolar, discutir
a formação docente inicial e continuada que ainda precisam caminhar muito afim
de conseguir suprir as verdadeiras demandas da Educação Básica Brasileira,
especialmente a falta de interesse por parte dos estudantes e, por fim, lutar contra
as atuais condições de infraestrutura e do trabalho docente que são cada vez
mais precarizadas. Refletir sobre esse
panorama nos faz pensar em quão importante é o uso de novas metodologias de
ensino, sobretudo, no ensino de geografia que é o foco desse blog.
Pensando nesses e em outros desafios inerentes ao
trabalho docente, o curso de Licenciatura em Geografia da UFOB (Universidade
Federal do Oeste da Bahia) reestruturou o seu currículo com o intuito de
propiciar aos futuros professores uma formação que os auxilia a lidar com as
dificuldades mais comuns na Educação Básica pública no Brasil. Com isso,
existem disciplinas optativas no currículo voltadas as discussões mais
relevantes dentro das temáticas educacionais e, mais especificamente, no ensino
de geografia. Também há disciplinas obrigatórias de práticas escolares
divididas em temáticas que abordam a importância das metodologias no ensino da
geografia, onde os estudantes poderão ir ao espaço escolar fazerem observações
e, também, divididas em componentes curriculares que propiciam aos licenciandos
a oportunidade de analisar e produzir materiais didáticos para a Educação
Básica.
Dentro da estruturação supracitada, o Laboratório de Estudo,
Pesquisa e Extensão em Geografia Escolar (LEPEGEO),
tem como principal objetivo disponibilizar um espaço para o desenvolvimento
dessas atividades, especialmente as atividades práticas de análise e produção
de materiais didáticos e as demais atividades que envolvem os licenciandos em
geografia como, por exemplo, as atividades do PIBID (Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência), PET (Programa de Educação Tutorial) e PIBIC (Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).
Defendemos que uma formação que possibilite uma ampla e
profunda discussão sobre metodologias de ensino e uma análise crítica e a
produção de novos materiais didáticos pode ser de grande auxílio aos
professores no enfrentamento da indisciplina em sala de aula. Também
acreditamos que essa formação, aliada a formação continuada, possa trazer ao
professor uma maior possibilidade na criação de diálogos e discussões
geográficas que, aliadas a experiência vivida dos estudantes, possam contribuir
para que a geografia se torne ainda mais próxima, visível e palpável a todos.
Assim, por meio deste blog, buscaremos tornar público
algumas dessas atividades que temos desenvolvido no oeste baiano e que, com
isso, outros professores e possamos ter um intercâmbio de experiências. Também
iremos disponibilizar livros gratuitamente em formato pdf, publicizar os mais importantes eventos e outras informações/conteúdos
que forem relevantes para a ciência geográfica.
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