Histórico do Curso de Licenciatura em Geografia (UFOB)


O curso de Geografia do Campus II da Universidade Federal do Oeste da Bahia nasceu junto à criação do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS/UFBA) enquanto campus avançado da Universidade Federal da Bahia, atendendo a política de expansão universitária. O referido curso foi criado em 2006, no Campus Professor Edgard Santos na cidade de Barreiras, BA. O curso foi autorizado pelo Decreto nº 5.773 de 09 de maio de 2006 em duas modalidades bacharelado e licenciatura em um único curso.
O objetivo do curso foi desde a sua criação a formação de professores de Geografia da Educação Básica qualificados ao exercício de funções no magistério, planejamento, gestão e análise de políticas nacionais, regionais e locais. Já no ano de 2007 o projeto Político Pedagógico do Curso foi submetido à Reformulação Curricular, em cumprimento aos prazos estabelecidos para a adequação curricular das licenciaturas ao disposto na Resolução CNE/CES nº 14, de 13 de março de 2002, do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno – CNE/CP e pareceres que as acompanham. Procurou atender, na sua concepção, às Diretrizes Curriculares Nacionais para à Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena e também o parecer CNE/CES nº 492/2001, aprovado em 3 de abril de 2001, que instituiu as Diretrizes Curriculares para os cursos de geografia. Entretanto, o curso de licenciatura continuou com dificuldades de atender a demanda das 400 horas de práticas de ensino, devido à concepção de matriz curricular adotada no ICADS/UFBA.
O referido Projeto Político-Pedagógico foi aprovado pelo Colegiado do Curso de Geografia, como consta na ata da reunião ordinária ocorrida no dia 29 de maio de 2007 e aprovada pela congregação do CADS/UFBA, como consta em ata da reunião ordinária de 29 de junho de 2007. Sendo que o curso de Licenciatura foi reconhecido pela portaria no 456 de fevereiro de 2011 com 80 vagas diurno, conforme publicação no Diário Oficinal da União. Porém devido à falta de infraestrutura e professores o curso continuou oferecendo apenas 40 vagas no diurno. Diante deste contexto, afirma-se que o curso de licenciatura de Geografia desde a sua criação e consolidação no município de Barreiras, BA desenvolve um papel fundamental na formação de profissionais capacitados em Geografia Escolar para atuar tanto na rede pública estadual, municipal e federal de Ensino Básico como também na rede particular. Ressalta-se que a maioria dos estudantes são dos municípios que compõem a mesorregião do Extremo Oeste da Bahia e a mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia. Mesorregiões historicamente marcadas pelo déficit de professores(as) licenciados(as) em áreas específicas.
Com o projeto de lei que criou a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) foi sancionado no dia 05 de junho de 2013, pela presidenta Dilma Rousseff (Lei nº. 12.825), o que ocasionou a criação do Centro das Humanidades o qual o curso de Geografia passou a compor o rol de cursos de licenciatura oferecido por essa universidade. Deste momento em diante o curso passou a oferecer apenas 20 vagas na modalidade de licenciatura por meio do SISU/MEC – Sistema de Seleção Unificada, Ministério da Educação.
Atualmente, o curso se encontra em faz de consolidação constante e permanente busca em estruturação do seu quadro de docentes e discentes a partir da melhoria dos laboratórios existentes e criação/ampliação de outros. Com isso, há constantemente a busca de estratégicas para reduzir a evasão, inclusive com o empenho de criar pós-graduações para garantir a formação continuada dos egressos. Há também o empenho do corpo docente em oferecer projetos pelo PIPIC, pelo PIBID e projetos de Extensão tanto para melhor a formação inicial quanto para minimizar a evasão do curso.
Para tanto, o curso busca aliar com o projeto dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Oeste da Bahia que por sua vez se encontra em consonância com o Plano Nacional de Educação – PNE, onde ocorrerão alterações no currículo mínimo de todos os cursos de licenciatura no Brasil na busca da melhoria da qualidade formativa voltada para Educação Básica das mesorregiões supracitadas e no território brasileiro.

Fonte: texto retirado do Projeto Pedagógico do Curso (2017)


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