1. IDENTIFICAÇÃO
Escola:
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: 1° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 6 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Márcio Souza da Silva
2. TEMA
Os tipos de solos.
3. OBJETIVO GERAL
Compreender os processos e fatores de formação do
solo e sua importância para a existência humana.
4. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ler e debater os principais conceitos e importância
do solo, usando o livro didático “Geografia, Sociedade e Cotidiano”;
Sistematizar os cincos fatores de formação dos
solos, mediante a apresentação de seminários;
Observar o solo de diferentes locais próximo da
escola, mediante a uma caminhada 1 km da escola;
Coletar dados de amostras do solo em uma aula de
campo;
Analisar a importância da cobertura vegetal no solo
e comparar a infiltração do solo com cobertura e sem cobertura mediante a
realização de experiência;
Sistematizar a importância do solo para a vida humana
mediante ao documentário.
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
- Solos:
- Processos e fatores de formação do solo;
- Solo: um recurso a ser cuidado;
- Os tipos de solo;
- Impactos ambientais nos solos: causas e
consequências.
6. METODOLOGIA
Os procedimentos metodológicos a serem realizados
em aula serão desenvolvidos de forma que todos sejam envolvidos, com as
seguintes estratégias:
1ºAula: leitura das páginas 176 a 179 do livro didático
“Sociedade e Cotidiano”, ao termino da leitura realização de debate dos
principais conceitos pontuados durante a leitura; divisão da sala em 5 equipes
e em seguida sorteio dos temas para o seminário, (1º tempo, 2º clima, 3º
Organismo, 4º Material de origem e 5º relevo). Observação: todos os temas devem
ser correlacionados com a importância do solo para existência humana e pontuar
pelo menos 5 exemplos de solos.
2º Aula: aula de campo, próximo da escola para
observação dos impactos que o solo vem sofrendo suas causas e consequências; as
mesmas equipes do seminário realizarão a descrição do local, solo, impactos,
atividades econômicas realizadas no local, vegetação, clima e ocupação em uma
ficha de observação; finalização da aula de campo, fotografia do local, coleta
de amostras dos solos para realização de experiência em aula.
3º Aula: apresentações dos seminários e comentários
da apresentação.
4º Aula: continuação das apresentações dos
seminários e comentários finais.
5° Aula: realização da experiência com garrafas
pet, para demonstração da importância da cobertura vegetal do solo, por meio da
infiltração da água em solo com muita cobertura vegetal, pouca cobertura
vegetal e sem cobertura vegetal, a experiência detalhada está no planejamento
de produção de material didático anexada nesse plano de aula.
6º Aula: reproduções dos documentários sobre os
solos disponível em Click Aqui. E em seguida
sistematização dos documentários mediante uma ficha entregue pelo professor que
está anexada no final do plano de aula.
7. RECURSOS
UTILIZADOS
Quadro branco; Pincel; Experiência; Livro didático;
Caderneta para anotações, Celular/ câmara fotográfica; Documentários; Projetor
multimídia. (Acesse o planejamento de construção desse material didático e as
fotos - Download Aqui).
8. AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados mediante ao
envolvimento e participação das seguintes atividades: Leituras; Debates;
Participação na aula de campo; Apresentação do seminário; Entrega da ficha; Entrega
da caderneta; Participação na experiência; Presença na aula do documentário.
FICHA DE CAMPO
Escola: ____________________________________________________________.
Data: __/__/_____.
Série: ____________________; Turma____________.
Disciplina: ______________________________________.
Professor: _________________________________________________________.
Estudante:_________________________________________________________.
Pontuar os
seguintes assuntos mediante a exibição dos documentários:
Importância do solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Os fatores do solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ações humanas nos solos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Preservação do solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Condições dos solos brasileiros:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tipos de solos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Coberturas dos solos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Impactos nos solos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Principal função dos solos para nós:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Erosão:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Infiltração da água no solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Formação do solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tamanho do solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Perfil do solo/ horizonte do solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. BIBLIOGRAFIA
JACOMINE, Paulo K. T. A Nova Versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SIBCS).
MORAES, P. Roberto. Geografia Geral e do Brasil. 4º ed. - São Paulo: HARBRA, 2011.
VESENTINI, J. William. Geografia: o mundo em transição. 2º ed. – São Paulo: Ática, 2013.
* Este Plano de Aula
foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos
em Geografia Escolar II do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre
de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário