Plano de Aula: "Solos"


1. IDENTIFICAÇÃO
Escola:
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: 1° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 6 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Márcio Souza da Silva

2. TEMA
Os tipos de solos.

3. OBJETIVO GERAL
Compreender os processos e fatores de formação do solo e sua importância para a existência humana.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ler e debater os principais conceitos e importância do solo, usando o livro didático “Geografia, Sociedade e Cotidiano”;
Sistematizar os cincos fatores de formação dos solos, mediante a apresentação de seminários;
Observar o solo de diferentes locais próximo da escola, mediante a uma caminhada 1 km da escola;
Coletar dados de amostras do solo em uma aula de campo;
Analisar a importância da cobertura vegetal no solo e comparar a infiltração do solo com cobertura e sem cobertura mediante a realização de experiência;
Sistematizar a importância do solo para a vida humana mediante ao documentário.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Solos:
- Processos e fatores de formação do solo;
- Solo: um recurso a ser cuidado;
- Os tipos de solo;
- Impactos ambientais nos solos: causas e consequências.

6. METODOLOGIA
Os procedimentos metodológicos a serem realizados em aula serão desenvolvidos de forma que todos sejam envolvidos, com as seguintes estratégias:
1ºAula: leitura das páginas 176 a 179 do livro didático “Sociedade e Cotidiano”, ao termino da leitura realização de debate dos principais conceitos pontuados durante a leitura; divisão da sala em 5 equipes e em seguida sorteio dos temas para o seminário, (1º tempo, 2º clima, 3º Organismo, 4º Material de origem e 5º relevo). Observação: todos os temas devem ser correlacionados com a importância do solo para existência humana e pontuar pelo menos 5 exemplos de solos.
2º Aula: aula de campo, próximo da escola para observação dos impactos que o solo vem sofrendo suas causas e consequências; as mesmas equipes do seminário realizarão a descrição do local, solo, impactos, atividades econômicas realizadas no local, vegetação, clima e ocupação em uma ficha de observação; finalização da aula de campo, fotografia do local, coleta de amostras dos solos para realização de experiência em aula.
3º Aula: apresentações dos seminários e comentários da apresentação.
4º Aula: continuação das apresentações dos seminários e comentários finais.
5° Aula: realização da experiência com garrafas pet, para demonstração da importância da cobertura vegetal do solo, por meio da infiltração da água em solo com muita cobertura vegetal, pouca cobertura vegetal e sem cobertura vegetal, a experiência detalhada está no planejamento de produção de material didático anexada nesse plano de aula.
6º Aula: reproduções dos documentários sobre os solos disponível em Click Aqui. E em seguida sistematização dos documentários mediante uma ficha entregue pelo professor que está anexada no final do plano de aula. 

7. RECURSOS UTILIZADOS
Quadro branco; Pincel; Experiência; Livro didático; Caderneta para anotações, Celular/ câmara fotográfica; Documentários; Projetor multimídia. (Acesse o planejamento de construção desse material didático e as fotos - Download Aqui).

8. AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados mediante ao envolvimento e participação das seguintes atividades: Leituras; Debates; Participação na aula de campo; Apresentação do seminário; Entrega da ficha; Entrega da caderneta; Participação na experiência; Presença na aula do documentário.

FICHA DE CAMPO
Escola: ____________________________________________________________.
Data: __/__/_____.                                       
Série: ____________________; Turma____________.            
Disciplina: ______________________________________.
Professor: _________________________________________________________.
Estudante:_________________________________________________________.

Pontuar os seguintes assuntos mediante a exibição dos documentários:
Importância do solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Os fatores do solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ações humanas nos solos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Preservação do solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Condições dos solos brasileiros:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tipos de solos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Coberturas dos solos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Impactos nos solos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Principal função dos solos para nós:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Erosão:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Infiltração da água no solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Formação do solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tamanho do solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Perfil do solo/ horizonte do solo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


9. BIBLIOGRAFIA
JACOMINE, Paulo K. T. A Nova Versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SIBCS).
MORAES, P. Roberto. Geografia Geral e do Brasil. 4º ed. - São Paulo: HARBRA, 2011.
VESENTINI, J. William. Geografia: o mundo em transição. 2º ed. – São Paulo: Ática, 2013.

Download do Plano de Aula (pdf): Download Aqui

* Este Plano de Aula foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em Geografia Escolar II do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusos Horários