1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Fundamental II
Turma/Ano Escolar: 7° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2018
Tempo de execução: 2 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Eli de Souza Santos; Gustavo R. L.
Barros; Heloisa de O. F. Rodrigues
2. PROPOSTA DE
ATIVIDADE
Realizar a produção
de uma maquete relacionada a ação antrópica na paisagem
3. TEMA
Modificação da paisagem
4. OBJETIVO GERAL
Identificar as transformações ocorridas na paisagem
cultural, social e natural ao longo do tempo.
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Modificação da paisagem
6. PASSO A PASSO
- Com a lista de materiais em mãos, os alunos
ficaram responsáveis pela compra dos materiais e os levaram para a aula a fim
de produzir a sua maquete.
- Para a produção da maquete todos os grupos irão
colar as duas folhas de isopor uma na outra, que será a estrutura da maquete. A
partir disso cada grupo utilizará de conhecimento e criatividade para
representar um tipo de modificação na paisagem causada pela ação antrópica.
- 1º grupo: paisagem natural: com a metade de uma
bola de isopor poderão representar uma oca de uma tribo indígena, com muitas
árvores e animais diversos, que podem ser confeccionados por eles mesmos ou
comprados prontos, isso ficará a critério do grupo.
- 2º grupo: o agronegócio e a implantação de
monoculturas: com palitos de picolé, fio de cobre e EVA poderão representar as
monoculturas, com sistemas de irrigação e áreas desmatadas. Podem também
representar as plantações de eucalipto utilizado como barravento para as
plantações e a agricultura familiar.
- 3° grupo: pecuária: com EVA, palitos de picolé,
fio de cobre e animais como bois, vacas, porcos, galinhas, etc. os alunos
representarão os impactos dessa atividade econômica na paisagem, como por
exemplo, as pastagens, os frigoríficos, etc.
- 4º grupo: industrialização: a partir dos
materiais disponíveis o grupo representará as grandes fábricas e indústrias,
mostrando como afetam e modificam a paisagem.
- 5°grupo: urbanização: o grupo representará as
grandes cidades, com asfalto, carros, casas e prédios, praças, iluminação, etc.
Observação:
todos os grupos deverão inserir na maquete um rio, representando a utilização e
a importância da água nas diferentes paisagens. Esse rio pode ser feito a
partir de um recorte no isopor e preenchido com gel de cabelo na cor azul.
7. MATERIAIS
USADOS
Papel de seda, isopor, tesoura, cola,
tinta, estilete, caixa de remédio, papel A4, cola quente, esponja, pincel,
recipiente, bola de isopor, casca de coco, palha, EVA, caixa de leite, palito
de picolé, animais de brinquedo, árvores artificiais, canudinhos, gel de cabelo
azul, pistola de cola quente e fio de cobre.
8. BIBLIOGRAFIA
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IMAGENS
* Este ‘Planejamento
de Construção do Material Didático’ foi produzido no componente curricular de
‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em Geografia Escolar I do curso de
Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre de 2018.
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