1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Fundamental II
Turma/Ano Escolar: 6° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2018
Tempo de execução: 4 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Camila Silva, Cássia Gabriela e Diego
2. TEMA
O homem e seu lugar no mundo.
3. OBJETIVO GERAL
Compreender os aspectos sócios culturais das
regiões brasileiras.
4. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Definir o conceito de diversidade cultural;
- Analisar os aspectos culturais das regiões
brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul;
- Analisar o documento da UNESCO – Declaração
Universal sobre a diversidade cultural;
- Identificar elementos culturais de nossa cidade;
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
- Diversidade cultural no Brasil.
6. METODOLOGIA
- Nas primeiras duas aulas o professor irá
apresentar o conceito de diversidade cultural, utilizando como auxílio os
artigos 1º, 2º, 3º do documento Declaração Universal Sobre a Diversidade
Cultural.
- Será apresentado um slide com aspectos culturais
a partir de imagens e vídeos mostrando as diversas culturas presentes no nosso
país. Assim, no decorrer da aula questionaremos os alunos sobre elementos
culturais presentes em nossa cidade.
- Nas próximas duas aulas o professor, juntamente
com os alunos, irá elaborar um mural sobre o tema proposto. Para a elaboração
do mural, a turma será dividida em cinco grupos onde cada grupo será
responsável por pesquisar as diversidades culturais da sua região sorteada. As
informações serão colocadas no mapa desenhado no papel madeira.
- O mural será fixado no pátio da escola ou na sala
de aula.
7. RECURSOS
UTILIZADOS
Projetor de imagem, Quadro,
Pincel, Mural elaborado pela turma, Documento da UNESCO impresso. (Acesse o planejamento
de construção desse material didático e as fotos) - Download Aqui).
8. AVALIAÇÃO
- Será avaliada a participação da turma no decorrer
da aula, principalmente em sua participação e organização na elaboração do
mural.
9. BIBLIOGRAFIA
- unesdoc.unesco.org
- basenacionalcomum.mec.gov.br
* Este Plano de Aula
foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos
em Geografia Escolar I do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre
de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário