1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Fundamental II
Turma/Ano Escolar: 7° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2018
Tempo de execução: 3 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Tamiris Barbosa, Rodrigo Azevedo e
Catia Raissa
2. TEMA
Sociedade e Política
3. OBJETIVO GERAL
Análise crítica acerca da organização espacial do
homem por questões econômicas.
4. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Compreender os indicadores socioeconômicos (PIB,
PIB-PPC, IDH, PNB, GINI).
- Trabalhar a construção dos conceitos e seus
reflexos na sociedade.
- Apreender as desigualdades sociais a partir do
contexto socioeconômico trabalhado em sala de aula.
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
- Indicadores Socioeconômicos.
- Desigualdades Sociais.
- Influência dos Indicadores nas Desigualdades Sociais.
6. METODOLOGIA
- Utilização de um Datashow para apresentar um
vídeo com o tema “Principais Indicares Socioeconômicos” explicando o que são
esses indicadores e após abrir para o debate desenvolvendo as ideias do vídeo
buscando trazer para a realidade social.
- Trabalhar com o livro didático através da leitura
em classe dos textos que remetem as desigualdades sociais e após encaminhar
como atividade para casa a realização de um desenho que aborde o conteúdo
trabalhado na sala de aula (Desigualdades Sociais).
- Através dos desenhos realizados pelos alunos será
feita a revisão do conteúdo, selecionando 2 destes desenhos e distribuindo um
para cada grupo que será formado em sala de aula, e, com isso, ser desenvolvido
o jogo da mímica, uma forma dinâmica e divertida para a finalização do
conteúdo.
7. RECURSOS
UTILIZADOS
Datashow, vídeo, livro didático, desenhos e jogo de
mímica. (Acesse o planejamento de construção desse material didático e as fotos- Download Aqui).
8. AVALIAÇÃO
- Avaliação (individual): Desenho que aborde a
relação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, sendo considerado a
criatividade, a organização de ideias, e o pensamento desenvolvido com a
ilustração.
- Avaliação (coletivo): Jogo de Mímica através dos
desenhos, que por meio do decifrar das ações do jogo utilizem como argumentos
e/ou justificativas os assuntos recentemente trabalhados nas aulas, levando em
consideração a organização do grupo e o discurso desenvolvido acerca das
ilustrações.
9. BIBLIOGRAFIA
Vídeo utilizado em sala de aula: PRINCIPAIS
INDICADORES SOCIOECONÔMICOS (Oficina Resolve).
* Este Plano de Aula
foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos
em Geografia Escolar I do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre
de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário