Plano de Aula: "Mundo do Trabalho"



1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Fundamental II
Turma/Ano Escolar: 7° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2018
Tempo de execução: 3 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Tamiris Barbosa, Rodrigo Azevedo e Catia Raissa

2. TEMA
Sociedade e Política

3. OBJETIVO GERAL
Análise crítica acerca da organização espacial do homem por questões econômicas.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender os indicadores socioeconômicos (PIB, PIB-PPC, IDH, PNB, GINI).
- Trabalhar a construção dos conceitos e seus reflexos na sociedade.
- Apreender as desigualdades sociais a partir do contexto socioeconômico trabalhado em sala de aula.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Indicadores Socioeconômicos.
- Desigualdades Sociais.
- Influência dos Indicadores nas Desigualdades Sociais.

6. METODOLOGIA
- Utilização de um Datashow para apresentar um vídeo com o tema “Principais Indicares Socioeconômicos” explicando o que são esses indicadores e após abrir para o debate desenvolvendo as ideias do vídeo buscando trazer para a realidade social.
- Trabalhar com o livro didático através da leitura em classe dos textos que remetem as desigualdades sociais e após encaminhar como atividade para casa a realização de um desenho que aborde o conteúdo trabalhado na sala de aula (Desigualdades Sociais).
- Através dos desenhos realizados pelos alunos será feita a revisão do conteúdo, selecionando 2 destes desenhos e distribuindo um para cada grupo que será formado em sala de aula, e, com isso, ser desenvolvido o jogo da mímica, uma forma dinâmica e divertida para a finalização do conteúdo.

7. RECURSOS UTILIZADOS
Datashow, vídeo, livro didático, desenhos e jogo de mímica. (Acesse o planejamento de construção desse material didático e as fotos- Download Aqui).

8. AVALIAÇÃO
- Avaliação (individual): Desenho que aborde a relação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, sendo considerado a criatividade, a organização de ideias, e o pensamento desenvolvido com a ilustração.
- Avaliação (coletivo): Jogo de Mímica através dos desenhos, que por meio do decifrar das ações do jogo utilizem como argumentos e/ou justificativas os assuntos recentemente trabalhados nas aulas, levando em consideração a organização do grupo e o discurso desenvolvido acerca das ilustrações.

9. BIBLIOGRAFIA
Vídeo utilizado em sala de aula: PRINCIPAIS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS (Oficina Resolve).

Download do Plano de Aula (pdf): DownloadAqui

* Este Plano de Aula foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em Geografia Escolar I do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusos Horários