Plano de Aula: "O Ciclo da Água"


1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: 1° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 4 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Jorge Cleiton Verissimo da Silva

2. TEMA
O Ciclo da Água.

3. OBJETIVO GERAL
Compreender o processo hidrológico e a importância da água para os seres vivos.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar a distribuição da Água no planeta;
- Apear os impactos do mal-uso dos recursos hídricos pelo os seres humanos;
- Analisar a importância na manutenção dos recursos hídricos pelo processo do ciclo da água;
- Analisar as questões políticas e econômicas ligadas aos recursos hídricos.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Distribuição de Água no Planeta;
- Ciclo da água ou hidrológico.

6. METODOLOGIA
O professor irá colocar no quadro as palavra “Recursos Hídricos” e perguntar aos estudantes o que eles compreendem das palavras, se já ouviram e o que o chama atenção. Possibilitando uma pré introdução mediante a compreensão dos estudantes, será o caminho que o professor saberá pode irá introduzir a aula usando o livro didático. Com uso de imagens, mapas e gráficos de disponibilidade da água de distribuição da água no planeta, (água doce e salgada), distribuição das águas doce no planeta (rios, lagos, águas subterrâneas, pântanos, solos gelados, umidade dos solos, calotas polares e geleiras) introduzindo todos os conceitos, mostrando imagens e exemplos no Data show para que o estudante possa compreender a distribuição e divisão da água doce e salgada, evidenciando a vivência dos estudantes. Logo o professor também mostrará imagens dos impactos causados pela ação humana, mostrando mapas atualizados que indique este impacto, de preferência em uma escala regional e local, identificando o quão a água é importante para país e na sua construção econômica e as políticas responsável por ela e viabilizando se as políticas existem de forma correta e o que ocasiona as falhas no desenvolvimento política que afeta a economia;
Para a explicação da dos recursos hídricos de forma natural, o professor introduz o ciclo hidrológico, explicando seu processo (ar, vegetação, água e terra) e o fluxo contínuo, as fases líquidas, gasosas (vapor) parcialmente sólida (neve) e a sólida (granizo), no solo: subsolo e atmosfera.  Deverá conceituar o processo hidrológico: evaporação, condensação, evapotranspiração, geleiras, infiltração, águas subterrâneas, rio, precipitação, regime glacial, mata ciliar, vegetação e o solo, para que os estudantes compreendam a importância do processo do ciclo na vida dos seres vivos. Para melhor introdução e explicação o professor irá trazer uma maquete do ciclo hidrológico;
Como conclusão o professor propõe aos estudantes um jogo de perguntas e de identificação do processo hidrológico na maquete. Dividirá a sala em dois grupos de mesma quantidade de estudantes, o professor coloca na mesa todos os nomes que estão correlacionados com o processo e conteúdo: evaporação, condensação, precipitação, evapotranspiração, águas subterrâneas, infiltração, rio, vegetação, geleira, mata ciliar, regime glacial e solo. Na maquete terá um espaço em formato de retângulo, para que os estudantes possam colocar os nomes das palavras no espaço do retângulo, o professor deverá escolher a palavra e perguntar aos estudantes, qual o conceito e identifica-o na maquete, o grupo que não souber passa a vez para o próximo grupo, se for pertinente o professor poderá dar dicas para ajudar os estudantes. O grupo que vencer deverá ganhar uma premiação escolhida pelo o professor. Esse jogo contará como avaliação do conteúdo exposto na sala.

7. RECURSOS UTILIZADOS
Quadro; Pincel; DataShow ou projetor multimídia; Livro didático; Maquete do Ciclo hidrológico (Acesse o planejamento de construção desse material didático e as fotos - Download Aqui).

8. AVALIAÇÃO
- Avaliando a participação e compreensão dos conteúdos;
- Jogos de explicação e conceituação do ciclo hidrológico.

9. BIBLIOGRAFIA
Ermino Francisco. A interação das águas: revelando o verdadeiro Aquífero Guarani. Curitiba: Edição da Autora, 2011, p. 49,50,51 e 55.

SUGUIO, Kenitiro. Água. Ribeirão Preto: Holos. Editora, 2006.

Download do Plano de Aula (pdf): Download Aqui


* Este Plano de Aula foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em Geografia Escolar II do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusos Horários