1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: 1° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 4 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Jorge Cleiton Verissimo da Silva
2. TEMA
O Ciclo da Água.
3. OBJETIVO GERAL
Compreender o processo hidrológico e a importância
da água para os seres vivos.
4. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Identificar a distribuição da Água no planeta;
- Apear os impactos do mal-uso dos recursos
hídricos pelo os seres humanos;
- Analisar a importância na manutenção dos recursos
hídricos pelo processo do ciclo da água;
- Analisar as questões políticas e econômicas
ligadas aos recursos hídricos.
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
- Distribuição de Água no Planeta;
- Ciclo da água ou hidrológico.
6. METODOLOGIA
O professor irá
colocar no quadro as palavra “Recursos Hídricos” e perguntar aos estudantes o
que eles compreendem das palavras, se já ouviram e o que o chama atenção.
Possibilitando uma pré introdução mediante a compreensão dos estudantes, será o
caminho que o professor saberá pode irá introduzir a aula usando o livro
didático. Com uso de imagens, mapas e gráficos de disponibilidade da água de
distribuição da água no planeta, (água doce e salgada), distribuição das águas
doce no planeta (rios, lagos, águas subterrâneas, pântanos, solos gelados,
umidade dos solos, calotas polares e geleiras) introduzindo todos os conceitos,
mostrando imagens e exemplos no Data show para que o estudante possa
compreender a distribuição e divisão da água doce e salgada, evidenciando a
vivência dos estudantes. Logo o professor também mostrará imagens dos impactos
causados pela ação humana, mostrando mapas atualizados que indique este
impacto, de preferência em uma escala regional e local, identificando o quão a
água é importante para país e na sua construção econômica e as políticas
responsável por ela e viabilizando se as políticas existem de forma correta e o
que ocasiona as falhas no desenvolvimento política que afeta a economia;
Para a explicação
da dos recursos hídricos de forma natural, o professor introduz o ciclo
hidrológico, explicando seu processo (ar, vegetação, água e terra) e o fluxo
contínuo, as fases líquidas, gasosas (vapor) parcialmente sólida (neve) e a
sólida (granizo), no solo: subsolo e atmosfera.
Deverá conceituar o processo hidrológico: evaporação, condensação,
evapotranspiração, geleiras, infiltração, águas subterrâneas, rio,
precipitação, regime glacial, mata ciliar, vegetação e o solo, para que os
estudantes compreendam a importância do processo do ciclo na vida dos seres
vivos. Para melhor introdução e explicação o professor irá trazer uma maquete
do ciclo hidrológico;
Como conclusão o
professor propõe aos estudantes um jogo de perguntas e de identificação do
processo hidrológico na maquete. Dividirá a sala em dois grupos de mesma
quantidade de estudantes, o professor coloca na mesa todos os nomes que estão
correlacionados com o processo e conteúdo: evaporação, condensação,
precipitação, evapotranspiração, águas subterrâneas, infiltração, rio, vegetação,
geleira, mata ciliar, regime glacial e solo. Na maquete terá um espaço em
formato de retângulo, para que os estudantes possam colocar os nomes das
palavras no espaço do retângulo, o professor deverá escolher a palavra e
perguntar aos estudantes, qual o conceito e identifica-o na maquete, o grupo
que não souber passa a vez para o próximo grupo, se for pertinente o professor
poderá dar dicas para ajudar os estudantes. O grupo que vencer deverá ganhar
uma premiação escolhida pelo o professor. Esse jogo contará como avaliação do
conteúdo exposto na sala.
7. RECURSOS
UTILIZADOS
Quadro; Pincel; DataShow ou projetor multimídia;
Livro didático; Maquete do Ciclo hidrológico (Acesse o planejamento de
construção desse material didático e as fotos - Download Aqui).
8. AVALIAÇÃO
- Avaliando a participação e compreensão dos
conteúdos;
- Jogos de explicação e conceituação do ciclo
hidrológico.
9. BIBLIOGRAFIA
Ermino Francisco. A interação das águas: revelando o verdadeiro Aquífero Guarani.
Curitiba: Edição da Autora, 2011, p. 49,50,51 e 55.
SUGUIO, Kenitiro. Água. Ribeirão Preto: Holos. Editora, 2006.
Download do Plano de Aula (pdf): Download Aqui
* Este Plano de Aula
foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos
em Geografia Escolar II do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre
de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário