Materiais Didáticos: "O Ciclo da Água"


1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: 1° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 4 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Jorge Cleiton Verissimo da Silva

2. PROPOSTA DE ATIVIDADE
Produção de maquete do ciclo da água ou hidrológico. (Acesse a sugestão de ‘Plano de Aula’ para o uso desse material didático -  Download Aqui).

3. TEMA
O Ciclo da Água

4. OBJETIVO GERAL
Proporcionar os estudantes uma visão ampla do processo hidrológico analisando a importância na vidado ser humano.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Ciclo da água ou hidrológico.

6. PASSO A PASSO
Colocar em uma mesa uma folha de isopor reta, logo em seguida montar mais camadas até formar 6 degraus (para cortar será usado o estilete) escolher um lado para que fique de forma reta, para colar use cola de isopor e palito de dente para fixar as camadas de isopor. O primeiro degrau sem contar com a base, terá que cortar com o estilete que será a definição do nível do mar (com 2 a 3 cm) e curso do rio (com profundidade de 5 a 6 cm)
Logo depois passar o gesso ou argamassa em todo o entorno do isopor com ondulação conforme segue na imagem que irei usar como base que segue nas referências. Depois de passar a massa, antes de secar fazer uns risco da geleira até o rio, para indicar os afluentes que vem das geleiras. Depois esperar por pelo menos umas 4 horas em local de ambiente frio para secar;
Depois de seco, iniciaremos as pinturas: Pintar as nascentes das geleiras de azul claro e o rio, o mar pintar de azul mais escuro e no meio dele para final claro; Pintar próximo a geleira até o nível do rio de verde, diversificando a cor do verde, próximo do gelo um verde mais claro e conforme vai descendo vai escurecendo até chegar no rio, depois do rio até o nível do mar (entre este paralelo) pintar de verde também;

Na lateral pintar de marro escuro para indicar a infiltração e para solo pintar de marrom claro indicar as aguas subterrâneas pintar de azul claro;
Para confeccionar as nuvens: Pintar o algodão de cinza e várias tonalidades; Cortar o iopor no formato do tamanho da nuvem que pretender, e depois nele colar com cola de isopor o algodão pintado e os branco, colocar os que estão pintado de cinza na parte de baixo do isopor, acrescentar o algodão dos dois lados do isopor;
Para fixar o algodão no alto, colocar o formato de isopor de nuvem grudado no arame ou palito de espeto, colocando próximo do rio e a vegetação, no mar, e o outro próximo a gelo;
Próximo do rio depois de pintado colocar galhos de plantas para simbolizar árvores;
Depois colocar o EVA cortado com a tesoura em formato de retângulo para que os estudantes possam colocar o nome de cada processo;
Colocar setas feitas manualmente ou impressas para indicar precipitação, evaporação e evapotranspiração.

7. MATERIAIS USADOS
Serão usados: 4 a 5 folhas de Isopor; Algodão; Tintas: azul, branco, amarelo, verde, marrom e cinza; Argamassa ou gesso; Galho de árvore; Arame ou palito de espeto; EVA de qualquer cor; Palito de dente; Cola de isopor; Estilete; Régua; Tesoura; Impressão das setas ou folha A4 para confecciona-las.

8. BIBLIOGRAFIA
BORGHETTI, Nádia R. B.; BORGHETTI, José Roberto; ROSA FILHO, Ernani Francisco. A interação das águas: revelando o verdadeiro Aquífero Guarani. Curitiba: Edição da Autora, 2011. p.55. No topo do degrau colocar agrupamento de massa para representar as geleiras.


IMAGENS

                 





Download Planejamento (pdf): Download Aqui 

* Este ‘Planejamento de Construção do Material Didático’ foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em Geografia Escolar II do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre de 2017.


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