1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: 1° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 4 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Jorge Cleiton Verissimo da Silva
2. PROPOSTA DE ATIVIDADE
Produção
de maquete do ciclo da água ou hidrológico. (Acesse a
sugestão de ‘Plano de Aula’ para o uso desse material didático - Download Aqui).
3. TEMA
O Ciclo da Água
4. OBJETIVO GERAL
Proporcionar os estudantes uma visão ampla do
processo hidrológico analisando a importância na vidado ser humano.
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
- Ciclo da água ou hidrológico.
6. PASSO A PASSO
Colocar em uma
mesa uma folha de isopor reta, logo em seguida montar mais camadas até formar 6
degraus (para cortar será usado o estilete) escolher um lado para que fique de
forma reta, para colar use cola de isopor e palito de dente para fixar as
camadas de isopor. O primeiro degrau sem contar com a base, terá que cortar com
o estilete que será a definição do nível do mar (com 2 a 3 cm) e curso do rio
(com profundidade de 5 a 6 cm)
Logo depois passar
o gesso ou argamassa em todo o entorno do isopor com ondulação conforme segue
na imagem que irei usar como base que segue nas referências. Depois de passar a
massa, antes de secar fazer uns risco da geleira até o rio, para indicar os afluentes
que vem das geleiras. Depois esperar por pelo menos umas 4 horas em local de
ambiente frio para secar;
Depois de seco,
iniciaremos as pinturas: Pintar as nascentes das geleiras de azul claro e o
rio, o mar pintar de azul mais escuro e no meio dele para final claro; Pintar
próximo a geleira até o nível do rio de verde, diversificando a cor do verde,
próximo do gelo um verde mais claro e conforme vai descendo vai escurecendo até
chegar no rio, depois do rio até o nível do mar (entre este paralelo) pintar de
verde também;
Na lateral pintar
de marro escuro para indicar a infiltração e para solo pintar de marrom claro
indicar as aguas subterrâneas pintar de azul claro;
Para confeccionar as nuvens: Pintar o algodão de cinza e várias tonalidades; Cortar o iopor no
formato do tamanho da nuvem que pretender, e depois nele colar com cola de
isopor o algodão pintado e os branco, colocar os que estão pintado de cinza na
parte de baixo do isopor, acrescentar o algodão dos dois lados do isopor;
Para fixar o
algodão no alto, colocar o formato de isopor de nuvem grudado no arame ou
palito de espeto, colocando próximo do rio e a vegetação, no mar, e o outro
próximo a gelo;
Próximo do rio
depois de pintado colocar galhos de plantas para simbolizar árvores;
Depois colocar o
EVA cortado com a tesoura em formato de retângulo para que os estudantes possam
colocar o nome de cada processo;
Colocar setas feitas manualmente ou impressas para
indicar precipitação, evaporação e evapotranspiração.
7. MATERIAIS
USADOS
Serão usados: 4 a 5 folhas de Isopor;
Algodão; Tintas: azul, branco, amarelo, verde, marrom e cinza; Argamassa ou
gesso; Galho de árvore; Arame ou palito de espeto; EVA de qualquer cor; Palito
de dente; Cola de isopor; Estilete; Régua; Tesoura; Impressão das setas ou
folha A4 para confecciona-las.
8. BIBLIOGRAFIA
BORGHETTI, Nádia R. B.; BORGHETTI, José Roberto;
ROSA FILHO, Ernani Francisco. A
interação das águas: revelando o verdadeiro Aquífero Guarani. Curitiba:
Edição da Autora, 2011. p.55. No topo do degrau colocar agrupamento de massa
para representar as geleiras.
IMAGENS
Download
Planejamento (pdf): Download Aqui
* Este ‘Planejamento
de Construção do Material Didático’ foi produzido no componente curricular de
‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em Geografia Escolar II do curso de
Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre de 2017.
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