Plano de Aula: "A atividade industrial e as fontes de energia"


1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: 1° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 6 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Jaciene Fernandes e Laryssa Cruz

2. TEMA
A atividade industrial e as fontes de energia

3. OBJETIVO GERAL
Apresentar os diferentes tipos de atividades industriais, assim também como, as fontes de energias, analisando os problemas existentes da extração dos recursos para a produção dessas energias.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar a evolução das atividades industriais no Brasil;
- Identificar os diversos tipos de atividades praticadas no país;
- Identificar os tipos de indústrias;
- Apresentar a influência do consumismo na produção industrial;
- Analisar os tipos de fontes de energias;
- Compreender as consequências do uso desordenado das fontes de energias.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- A atividade industrial;
- Fontes de energia.

6. METODOLOGIA
Nas quatro primeiras aulas: Inicialmente colocaremos no quadro branco o tema “atividade industrial e fontes de energias” depois, perguntaremos o que os estudantes entendem por esse tema. Diante das respostas iremos inserindo informações sobre o assunto e explicando o tema de acordo com os nossos objetivos específicos.
Através de um cartaz, iremos lustrar como ocorre umas das atividades industriais praticadas no Brasil, que será a produção do papel.
Esse cartaz será construído em sala com os alunos. Levaremos dois pedaços de papel madeira e imagens de cada etapa da produção do papel: Extração da madeira, transporte, processo de produção na indústria, consumo e descarte. Dividiremos a sala em dois grupos e serão entregues a eles o pedaço do papel e as imagens, a atividade será que eles ordenem as etapas da produção com o nosso auxilio.
Assim, a medida que eles forem ordenando as etapas iremos analisando os problemas decorrentes dessa produção.
Duas últimas aulas: Após a explicação do assunto nas aulas anteriores, a turma será dividida em dois grupos para participar de um jogo. Cada grupo irá eleger um jogador para manusear o peão por rodada. Irá ser feito perguntas para o grupo, perguntas essas que eles mesmos irão pegar na caixinha. Se esses acertarem o jogador lançará o dado e de acordo com o número que cair ele avançará o correspondente de casas, e se errarem permanecem na casa que estiver. Misturadas nas perguntas terão também prenda, que deverão ser pagas por aqueles jogadores que estiverem manuseando o peão. O vitorioso será quem completar o circuito primeiro.

7. RECURSOS UTILIZADOS
Quadro branco; Pincel; Imagens impressas; Cola; Papel madeira; Jogo de tabuleiro. (Acesse o planejamento de construção desse material didático e as fotos - Download Aqui).

8. AVALIAÇÃO
Será avaliada a interação da turma durante as discussões, na produção do cartaz e na prática do jogo realizado.

9. BIBLIOGRAFIA
Lucci, Elian, Alabi, 1943 – Geografia: homem & espaço: a natureza, o homem e a organização do espaço, 5° série / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco. – 19. Ed. Ver. E atual. – São Paulo : Saraiva, 2005.

Download do Plano de Aula (pdf): Download Aqui


* Este Plano de Aula foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em Geografia Escolar I do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusos Horários