1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: 1° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 6 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Jaciene Fernandes e Laryssa Cruz
2. TEMA
A atividade industrial e as fontes de energia
3. OBJETIVO GERAL
Apresentar os diferentes tipos de atividades
industriais, assim também como, as fontes de energias, analisando os problemas
existentes da extração dos recursos para a produção dessas energias.
4. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Analisar a evolução das atividades industriais no
Brasil;
- Identificar os diversos tipos de atividades
praticadas no país;
- Identificar os tipos de indústrias;
- Apresentar a influência do consumismo na produção
industrial;
- Analisar os tipos de fontes de energias;
- Compreender as consequências do uso desordenado
das fontes de energias.
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
- A atividade industrial;
- Fontes de energia.
6. METODOLOGIA
Nas quatro primeiras aulas: Inicialmente
colocaremos no quadro branco o tema “atividade industrial e fontes de energias”
depois, perguntaremos o que os estudantes entendem por esse tema. Diante das
respostas iremos inserindo informações sobre o assunto e explicando o tema de acordo
com os nossos objetivos específicos.
Através de um cartaz, iremos lustrar como ocorre
umas das atividades industriais praticadas no Brasil, que será a produção do
papel.
Esse cartaz será construído em sala com os alunos.
Levaremos dois pedaços de papel madeira e imagens de cada etapa da produção do
papel: Extração da madeira, transporte, processo de produção na indústria,
consumo e descarte. Dividiremos a sala em dois grupos e serão entregues a eles
o pedaço do papel e as imagens, a atividade será que eles ordenem as etapas da
produção com o nosso auxilio.
Assim, a medida que eles forem ordenando as etapas
iremos analisando os problemas decorrentes dessa produção.
Duas últimas aulas: Após a explicação do assunto
nas aulas anteriores, a turma será dividida em dois grupos para participar de
um jogo. Cada grupo irá eleger um jogador para manusear o peão por rodada. Irá
ser feito perguntas para o grupo, perguntas essas que eles mesmos irão pegar na
caixinha. Se esses acertarem o jogador lançará o dado e de acordo com o número
que cair ele avançará o correspondente de casas, e se errarem permanecem na
casa que estiver. Misturadas nas perguntas terão também prenda, que deverão ser
pagas por aqueles jogadores que estiverem manuseando o peão. O vitorioso será
quem completar o circuito primeiro.
7. RECURSOS
UTILIZADOS
Quadro branco; Pincel; Imagens impressas; Cola;
Papel madeira; Jogo de tabuleiro. (Acesse o planejamento de construção desse
material didático e as fotos - Download Aqui).
8. AVALIAÇÃO
Será avaliada a interação da turma durante as
discussões, na produção do cartaz e na prática do jogo realizado.
9. BIBLIOGRAFIA
Lucci, Elian, Alabi, 1943 – Geografia: homem & espaço: a natureza, o homem e a organização
do espaço, 5° série / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco. – 19. Ed. Ver.
E atual. – São Paulo : Saraiva, 2005.
Download do Plano de Aula (pdf): Download Aqui
* Este Plano de Aula
foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos
em Geografia Escolar I do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre
de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário