1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: 2° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 3 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Aridan Oliveira de Almeida
2. PROPOSTA DE ATIVIDADE
Montar
um jogo de tabuleiro com o solo arenoso, argiloso e o latossolo. Nesse jogo
deverá conter informações sobre cada um desses solos, informações essas que
foram pesquisadas pelos estudantes e pelo professor. A turma poderá ser
dividida em três grupos e cada grupo pesquisará sobre um dos solos. (Acesse a sugestão de ‘Plano de Aula’ para o uso desse material didático
- Download Aqui).
3. TEMA
Os tipos de solos
4. OBJETIVO GERAL
O jogo será como um meio para atrair a atenção e
participação dos estudantes e produzir uma aula diferente, onde eles irão
trabalhar em equipe, a fim de obter interação entre eles e entender melhor os
tipos de solo.
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
- Solos argilosos;
- Latossolo.
- Solos Arenosos.
6. PASSO A PASSO
Na folha de isopor, com a ajuda do professor (a),
utilizando o lápis grafite, a borracha e a régua, os estudantes irão desenhar
os quadrinhos para formar o jogo de tabuleiro. O jogo deverá conter dicas ou
informações sobre os solos argilosos, arenosos e latossolo e com tinta guache
em diferentes cores, eles irão definir uma cor para cada um dos três solos e
com outra cor diferente as setas e outra cor o “avance uma casa” e “volte uma
casa”. O professor deverá pedir aos estudantes que tragam imagens e/ ou
amostras de cada um dos solos para melhor representação e um dado, depois é só
jogar e verificar o jogo feito com os estudantes.
7. MATERIAIS
USADOS
Serão usados: 1 folha de isopor; 1
dado;1 Cola;1 Régua;1 Lápis grafite;1 Borracha;1 tesoura; Tinta guache com 5 cores
distintas.
8. BIBLIOGRAFIA
----
IMAGENS
Download
Planejamento (pdf): Download Aqui
*
Este ‘Planejamento de Construção do Material Didático’ foi produzido no
componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em
Geografia Escolar II do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre de
2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário