Materiais Didáticos: Temas Transversais - "Sexualidade e DSTs"

1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Fundamental II
Turma/Ano Escolar: 6° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 5 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Elisama Santos e Elian Pereira

2. PROPOSTA DE ATIVIDADE
Aplicação de um jogo que discute com os estudantes os subtemas ligados a Sexualidade e as doenças sexualmente transmissíveis. (Acesse a sugestão de ‘Plano de Aula’ para o uso desse material didático -  Download Aqui).

3. TEMA
Sexualidade e DSTs

4. OBJETIVO GERAL
Fazer com que os estudantes entendam a importância de se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Sexualidade e DSTs.

6. PASSO A PASSO
Foi confeccionado um jogo de tabuleiro, de perguntas e respostas, sobre doenças sexualmente transmissíveis. O jogo será em dupla, onde cada dupla ficará com um tabuleiro, uma competindo contra a outra, quando uma pessoa não souber responder a pergunta, a vez passa para a outra pessoa que está jogando. O jogo terá 21 perguntas, entre as perguntas terá prendas, como por exemplo, imite um cantor sertanejo, imite um gato, entre outros. Os alunos deverão responder a pergunta corretamente, caso contrário ficarão sem.
As perguntas usadas no jogo serão:
1.Cite uma DST causada por bactéria? Gonorreia
2.Cite uma DST causada por vírus? Condiloma acuminado (HPV)
3.Cite uma DST causada por parasitas? Savina
4.Como é chamado o medicamento que trata a AIDS? Antirretrovirais
5.Cite um sintoma causado por sífilis? Se manifesta como uma lesão acelerada
6.O que a aids causa no organismo do indivíduo contaminado?
7.Cite uma forma de prevenção de DSTs? Mas se citar quatros, você dobra o número de casas. Preservativo
8.Cite dois sintomas do indivíduo contaminado com herpes? Lesões vesiculares avermelhadas que coçam e ardem.
9.Cite formas de tratamento da DST sífilis?
10.Em que ano se deu o descobrimento do HIV? O primeiro caso de aids identificado no Brasil foi em 1832.
11.No início do aparecimento do HIV, quais eram consideradas os grupos de risco? Os gays e usuários de drogas.
12.Por que tem aumentado o número de jovens que possuem DSTs? Por que os jovens estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo, e não estão se prevenindo.
13.Uma pessoa que possui o vírus HIV e faz o tratamento corretamente, ela pode transmitir o vírus em uma relação sem preservativo? Não, pois se o tratamento feito corretamente chega a zerar a carga viral
14.Onde as pessoas podem adquirir gratuitamente métodos contraceptivos? Em postos de saúde
15.Cite um estado que possuem a porcentagem relativa de portadores de DSTs?. É a região Norte, com 24,6%) de homens que tiveram algum tipo de DSTs.
16.Gestantes portadoras de HIV precisam de um tratamento diferente de outras pacientes? Se sim, cite. Precisam de um médico obstetra, para atuar com o infectologista.
17.Qual a porcentagem de chance que uma mãe portadora de HIV que faz o tratamento corretamente corre o risco de transmitir para o bebê? Só 1% fazem o tratamento corretamente.
18.Sabemos que um indivíduo que é portador do HIV, não necessariamente corre o risco de morrer pelo desenvolvimento da doença. Como é o nome da doença que o portador está propício a desenvolver? Doenças oportunistas.
19.Como é chamado o agente causador da sífilis? Treponema pallidum
20.Qual o estado com maior número de jovens infectados? A região do Amazonas.
As prendas usadas durante o jogo:
1.Imite um cachorro
2.Imite um gato
3.Imite um cantor sertanejo
4.Imite a Anita
5.Cante uma ópera

7. MATERIAIS USADOS
1 folha de isopor; 1 caixa de tinta guache;1 papel cartão;1 pincel.

8. BIBLIOGRAFIA
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IMAGENS






Download do Planejamento (pdf): Download Aqui



* Este ‘Planejamento de Construção do Material Didático’ foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em Geografia Escolar II do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre de 2017.

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