1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Fundamental II
Turma/Ano Escolar: 6° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 5 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Elisama Santos e Elian Pereira
2. PROPOSTA DE ATIVIDADE
Aplicação
de um jogo que discute com os estudantes os subtemas ligados a Sexualidade e as
doenças sexualmente transmissíveis. (Acesse a sugestão
de ‘Plano de Aula’ para o uso desse material didático - Download Aqui).
3. TEMA
Sexualidade e DSTs
4. OBJETIVO GERAL
Fazer com que os estudantes entendam a importância
de se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis.
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Sexualidade e DSTs.
6. PASSO A PASSO
Foi confeccionado um jogo de tabuleiro, de
perguntas e respostas, sobre doenças sexualmente transmissíveis. O jogo será em
dupla, onde cada dupla ficará com um tabuleiro, uma competindo contra a outra,
quando uma pessoa não souber responder a pergunta, a vez passa para a outra
pessoa que está jogando. O jogo terá 21 perguntas, entre as perguntas terá
prendas, como por exemplo, imite um cantor sertanejo, imite um gato, entre
outros. Os alunos deverão responder a pergunta corretamente, caso contrário
ficarão sem.
As perguntas
usadas no jogo serão:
1.Cite uma DST causada por bactéria? Gonorreia
2.Cite uma DST causada por vírus? Condiloma
acuminado (HPV)
3.Cite uma DST causada por parasitas?
Savina
4.Como é chamado o medicamento que
trata a AIDS? Antirretrovirais
5.Cite um sintoma causado por sífilis?
Se manifesta como uma lesão acelerada
6.O que a aids causa no organismo do
indivíduo contaminado?
7.Cite uma forma de prevenção de DSTs?
Mas se citar quatros, você dobra o número de casas. Preservativo
8.Cite dois sintomas do indivíduo
contaminado com herpes? Lesões vesiculares avermelhadas que coçam e ardem.
9.Cite formas de tratamento da DST
sífilis?
10.Em que ano se deu o descobrimento do
HIV? O primeiro caso de aids identificado no Brasil foi em 1832.
11.No início do aparecimento do HIV,
quais eram consideradas os grupos de risco? Os gays e usuários de drogas.
12.Por que tem aumentado o número de
jovens que possuem DSTs? Por que os jovens estão iniciando sua vida sexual cada
vez mais cedo, e não estão se prevenindo.
13.Uma pessoa que possui o vírus HIV e
faz o tratamento corretamente, ela pode transmitir o vírus em uma relação sem
preservativo? Não, pois se o tratamento feito corretamente chega a zerar a
carga viral
14.Onde as pessoas podem adquirir
gratuitamente métodos contraceptivos? Em postos de saúde
15.Cite um estado que possuem a porcentagem
relativa de portadores de DSTs?. É a região Norte, com 24,6%) de homens que
tiveram algum tipo de DSTs.
16.Gestantes portadoras de HIV precisam
de um tratamento diferente de outras pacientes? Se sim, cite. Precisam de um
médico obstetra, para atuar com o infectologista.
17.Qual a porcentagem de chance
que uma mãe portadora de HIV que faz o tratamento corretamente corre o risco de
transmitir para o bebê? Só 1% fazem o tratamento corretamente.
18.Sabemos que um indivíduo que é
portador do HIV, não necessariamente corre o risco de morrer pelo
desenvolvimento da doença. Como é o nome da doença que o portador está propício
a desenvolver? Doenças oportunistas.
19.Como é chamado o agente causador da
sífilis? Treponema pallidum
20.Qual o estado com maior número de
jovens infectados? A região do Amazonas.
As prendas usadas
durante o jogo:
1.Imite um cachorro
2.Imite um gato
3.Imite um cantor sertanejo
4.Imite a Anita
5.Cante uma ópera
7. MATERIAIS
USADOS
1 folha de isopor; 1 caixa de tinta
guache;1 papel cartão;1 pincel.
8. BIBLIOGRAFIA
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IMAGENS
Download do Planejamento
(pdf): Download Aqui
* Este ‘Planejamento
de Construção do Material Didático’ foi produzido no componente curricular de
‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em Geografia Escolar II do curso de
Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre de 2017.
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