Plano de Aula: Temas Transversais - "Saneamento Básico e Saúde"

1.IDENTIFICAÇÃO

Escola: Pública
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar:  Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 2 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Jaciene Fernandes e Laryssa Cruz

2. TEMA
Saneamento Básico e Saúde

3. OBJETIVO GERAL

Compreender as problemáticas causadas pela ausência de saneamento básico, analisando a situação da nossa cidade.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Definir o conceito de saneamento básico;
Apresentar as problemáticas que podem ocasionar a ausência do saneamento básico;
Definir quais doenças que podem ser geradas e de que forma, quando não ocorre saneamento básico adequado;
Analisar na cidade quais bairros tem maiores índices de esgoto a céu aberto;
Identificar que destino é dado ao esgoto da cidade.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Saneamento Básico

6. METODOLOGIA

Iniciaremos apresentando os conceitos de esgoto e lixo compreendendo a diferença entre os dois. Em seguida apresentaremos imagens de ambientes sem saneamento básico no qual, esteja em situações precárias, desse modo causaremos uma reflexão nos estudantes com vários questionamentos (como por exemplo: quais consequências esse esgoto aberto pode causar a população? Doenças? Quais vocês acham?  Vocês conhecem alguém que já ficou doente por essa ausência de saneamento? Se sim qual doença?) Depois de questiona-los iremos apresentar as doenças que podem ser causadas como: Dengue, Chikungunya, Hepatite A, Parasitoides, Cólera, e definindo de qual forma podem ser adquiridas (Exemplo: a Leptospirose é uma doença causada pela urina do rato que está presente nos esgotos a céu aberto). Além disso, solicitaremos aos estudantes que  citem vários exemplos dos Bairros na cidade que apresentam essas condições inadequadas, analisando principalmente se o bairro da escola possui saneamento básico. Levando a pensarem para onde vai o nosso esgoto? Sabendo que o esgoto vai para o rio, questionar quais riscos corre a nossa saúde quando tomamos banho com essa água?
Após essa explicação usaríamos uma maquete demonstrando as etapas do tratamento de esgoto. Questionando adiante quais vantagens de ter essa rede de tratamento? Que consequências evitaria se na nossa cidade tivesse essa rede de tratamento?
Como atividade de casa será entregue um questionário para os estudantes, dividindo a sala em trios, sendo estes estudantes selecionados por morarem próximo, para realizar a entrevista com os moradores do bairro, após isso, será feito um relato de experiência na aula seguinte referente a entrevista.

7. RECURSOS UTILIZADOS

 Maquete; Imagens da internet; data show

8. AVALIAÇÃO

Pediremos que os alunos montem um cartaz com fotos dos bairros da cidade que possuam esgoto a céu aberto. Explicando através de entrevista com os moradores quais consequências esse esgoto traz a população daquele bairro.

9. BIBLIOGRAFIA

Imagens da internet


Download do Plano de Aula (pdf): 

 * Este Plano de Aula foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em Geografia Escolar I' do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre de 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusos Horários