1.IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 2 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Jaciene Fernandes e Laryssa Cruz
2. TEMA
Saneamento Básico e Saúde
3. OBJETIVO
GERAL
Compreender as
problemáticas causadas pela ausência de saneamento básico, analisando a
situação da nossa cidade.
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Definir o conceito de saneamento básico;
Apresentar as problemáticas que podem ocasionar a ausência do saneamento
básico;
Definir quais doenças que podem ser geradas e de que forma, quando não
ocorre saneamento básico adequado;
Analisar na cidade quais bairros tem maiores índices de esgoto a céu aberto;
Identificar que destino é dado ao esgoto da cidade.
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Saneamento Básico
6.
METODOLOGIA
Iniciaremos apresentando os
conceitos de esgoto e lixo compreendendo a diferença entre os dois. Em seguida
apresentaremos imagens de ambientes sem saneamento básico no
qual, esteja em situações precárias, desse modo causaremos uma reflexão nos
estudantes com vários questionamentos (como por exemplo: quais consequências
esse esgoto aberto pode causar a população? Doenças? Quais vocês acham? Vocês conhecem alguém que já ficou doente por
essa ausência de saneamento? Se sim qual doença?) Depois de questiona-los
iremos apresentar as doenças que podem ser causadas como: Dengue, Chikungunya,
Hepatite A, Parasitoides, Cólera, e definindo de qual forma podem ser
adquiridas (Exemplo: a Leptospirose é uma doença causada pela urina do rato que
está presente nos esgotos a céu aberto). Além disso, solicitaremos aos
estudantes que citem vários exemplos dos
Bairros na cidade que apresentam essas condições inadequadas, analisando
principalmente se o bairro da escola possui saneamento básico. Levando a
pensarem para onde vai o nosso esgoto? Sabendo que o esgoto vai para o rio,
questionar quais riscos corre a nossa saúde quando tomamos banho com essa água?
Após essa explicação usaríamos uma maquete demonstrando as etapas do
tratamento de esgoto. Questionando adiante quais vantagens de ter essa rede de
tratamento? Que consequências evitaria se na nossa cidade tivesse essa rede de
tratamento?
Como atividade de casa será entregue um questionário para
os estudantes, dividindo a sala em trios, sendo estes estudantes selecionados
por morarem próximo, para realizar a entrevista com os moradores do bairro,
após isso, será feito um relato de experiência na aula seguinte referente a
entrevista.
7. RECURSOS
UTILIZADOS
Maquete; Imagens da internet; data show
8.
AVALIAÇÃO
Pediremos que os
alunos montem um cartaz com fotos dos bairros da cidade que possuam esgoto a
céu aberto. Explicando através de entrevista com os moradores quais
consequências esse esgoto traz a população daquele bairro.
9.
BIBLIOGRAFIA
Imagens da internet
Download do
Plano de Aula (pdf):
* Este Plano de Aula foi produzido no
componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em
Geografia Escolar I' do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre
de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário