1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: 2° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 4 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Aridan Oliveira de Almeida
2. TEMA
Os tipos de solos.
3. OBJETIVO GERAL
Compreender a importância do solo para a
sobrevivência dos diferentes seres vivos, reconhecendo os diferentes tipos de
solo.
4. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Definir o que é solo;
- Analisar as funções do solo;
- Identificar os diferentes tipos de solo;
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
- Solos;
- O que é solo;
- Suas funções e a sua composição;
- Solos arenosos, argilosos e latossolo.
6. METODOLOGIA
A princípio, utilizando duas aulas o professor irá
explicar sobre o solo, suas funções, como por exemplo, o solo abriga os seres
vivos e é o principal substrato utilizado pelas plantas, para o seu
crescimento, ele recicla e armazena nutrientes e detritos orgânicos entre
outras funções e explicar também a sua
composição, usando o quadro. Mostrar aos alunos que o solo tem inúmeras
definições pois para o engenheiro agrônomo o solo é a camada na qual pode-se
desenvolver vida (vegetal e animal). Já para o engenheiro civil o solo é um
corpo passível de ser escavado, para o geógrafo tem outra definição, ou seja,
mostrar que a definição do solo depende da área de estudo e sua ocupação. Na
sequência produzir um jogo de tabuleiro juntamente com os alunos. Esse jogo
será produzido a partir das informações que os estudantes pesquisarão em casa
sobre o solo arenoso, argiloso e latossolo.
7. RECURSOS
UTILIZADOS
Quadro; Piloto; Apagador; Jogo de Tabuleiro. (Acesse
o planejamento de construção desse material didático e as fotos - Download Aqui).
8. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita a partir da produção do jogo
de tabuleiro, pois os alunos que tiveram o compromisso de pesquisar as
informações sobre cada solo e as imagens ou amostras dos solos trabalhando em
equipe para a finalização da produção do material didático e na sequência, ao
terminar de produzir o jogo, eles irão jogar a fim de obter mais informações
sobre o conteúdo estudado.
9. BIBLIOGRAFIA
JACOMINE, Paulo K. T. A Nova Versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SIBCS).
MORAES, P. Roberto. Geografia Geral e do Brasil. 4º ed. - São Paulo: HARBRA, 2011.
VESENTINI, J. William. Geografia: o mundo em transição. 2º ed. – São Paulo: Ática, 2013.
Download do Plano de Aula (pdf): Download Aqui
* Este Plano de Aula
foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos
em Geografia Escolar II do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre
de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário