Plano de Aula: "Tipos de Solos"

1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: 2° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2017
Tempo de execução: 4 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Aridan Oliveira de Almeida

2. TEMA
Os tipos de solos.

3. OBJETIVO GERAL
Compreender a importância do solo para a sobrevivência dos diferentes seres vivos, reconhecendo os diferentes tipos de solo.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Definir o que é solo;
- Analisar as funções do solo;
- Identificar os diferentes tipos de solo;

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Solos;
- O que é solo;
- Suas funções e a sua composição;
- Solos arenosos, argilosos e latossolo.

6. METODOLOGIA
A princípio, utilizando duas aulas o professor irá explicar sobre o solo, suas funções, como por exemplo, o solo abriga os seres vivos e é o principal substrato utilizado pelas plantas, para o seu crescimento, ele recicla e armazena nutrientes e detritos orgânicos entre outras funções  e explicar também a sua composição, usando o quadro. Mostrar aos alunos que o solo tem inúmeras definições pois para o engenheiro agrônomo o solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida (vegetal e animal). Já para o engenheiro civil o solo é um corpo passível de ser escavado, para o geógrafo tem outra definição, ou seja, mostrar que a definição do solo depende da área de estudo e sua ocupação. Na sequência produzir um jogo de tabuleiro juntamente com os alunos. Esse jogo será produzido a partir das informações que os estudantes pesquisarão em casa sobre o solo arenoso, argiloso e latossolo.

7. RECURSOS UTILIZADOS
Quadro; Piloto; Apagador; Jogo de Tabuleiro. (Acesse o planejamento de construção desse material didático e as fotos - Download Aqui).

8. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita a partir da produção do jogo de tabuleiro, pois os alunos que tiveram o compromisso de pesquisar as informações sobre cada solo e as imagens ou amostras dos solos trabalhando em equipe para a finalização da produção do material didático e na sequência, ao terminar de produzir o jogo, eles irão jogar a fim de obter mais informações sobre o conteúdo estudado.

9. BIBLIOGRAFIA
JACOMINE, Paulo K. T. A Nova Versão do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SIBCS).

MORAES, P. Roberto. Geografia Geral e do Brasil. 4º ed. - São Paulo: HARBRA, 2011.

VESENTINI, J. William. Geografia: o mundo em transição. 2º ed. – São Paulo: Ática, 2013.

Download do Plano de Aula (pdf): Download Aqui


* Este Plano de Aula foi produzido no componente curricular de ‘Análise e Produção de Materiais Didáticos em Geografia Escolar II do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre de 2017.
                                                                                                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fusos Horários