1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Pública
Curso: Ensino Médio
Turma/Ano Escolar: 1° Ano
Componente Curricular: Geografia
Ano: 2018
Tempo de execução: 3 aulas (50 min)
Professor (autoria*): Jaciene Fernandes e Laryssa Cruz
2. TEMA
Cerrado
3. OBJETIVO GERAL
Compreender o domínio morfoclimático do Cerrado a
partir das características das paisagens presentes neste Bioma.
4. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Apresentar
as características físicas do Cerrado
- Conceituar os
tipos de paisagens
- Instigar a
interpretação da paisagem a partir dos sentidos (audição, tato, visão, paladar)
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
- O domínio do Cerrado e suas paisagens
6. METODOLOGIA
Primeiro momento:
Levar imagens do Cerrado, no qual, instigue os
estudantes a descrever as características da paisagem natural com elementos que
sejam passíveis de interpretação, de aspectos que vão além do que está visível,
de forma escrita (texto), solicitando em seguida para que os estudantes
socializem o que escreveram. Assim, depois das descrições mostraremos que cada
estudante vai ter interpretações diferentes, e a partir das suas colocações
será explicado sobre os diferentes tipos de Paisagem e suas características.
Segundo momento:
Nesta etapa, analisaremos o domínio cerrado sendo
apresentada de forma expositiva as características deste bioma. A intenção é
mostrar a partir dessas características a existência de paisagens naturais,
culturais, etc. para que os estudantes possam enxergar no cotidiano a aplicação
dos conceitos.
Terceiro momento:
Neste momento, para relacionar as diferentes
interpretações da paisagem no Cerrado do Oeste da Bahia, com o uso de uma caixa
surpresa como recurso didático. A sala será dividida em 4 grupos e cada grupo
retira um objeto da caixa. Esses objetos apresentam às características deste
domínio morfoclimático e os estudantes teriam que fazer essa leitura utilizando
os sentidos.
O objetivo é que os estudantes identifiquem a
partir dos diferentes objetos colocados na caixa a relação que eles possuem com
o Cerrado, e como estes estão dispostos na paisagem.
Quarto momento:
Os estudantes terão que realizar uma poesia, música
ou produção textual (a escolha ficará critério do estudante) descrevendo o que
eles entendem por paisagens do cerrado do Oeste da Bahia.
7. RECURSOS UTILIZADOS
Imagens; Caixa surpresa; Venda;Planejamento do Material Didático.
8. AVALIAÇÃO
Será dividida em três etapas:
- Durante a descrição das características naturais
do cerrado por meio do texto inicial e socialização das interpretações;
- Participação e envolvimento dos estudantes na
interpretação da caixa surpresa;
- Produção da poesia, música ou do texto de cada
estudante.
9. BIBLIOGRAFIA
----
* Este Plano de Aula
foi produzido no componente curricular de Análise e Produção de Materiais Didáticos
em Geografia Escolar II do curso de Licenciatura e Geografia (UFOB) – 1° Semestre
de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário